Rio de Janeiro, RJ

Delfin Moreira – Leblon III

A brisa à beira-mar invade os ambientes quando as portas de correr se abrem e as salas de estar, jantar e home theater se unem, incorporando a paisagem espetacular do mar do Leblon, que se descortina a partir da varanda. A vista torna-se parte ativa do projeto, ampliando a experiência de viver e conviver.

A reforma deste apartamento de 400 m² partiu da demolição de paredes para conquistar o espaço necessário a uma família de espírito gregário. Com cinco filhos, os moradores costumam se reunir em torno da grande mesa de jantar, ponto central da casa, onde sabores, histórias e conversas são compartilhados com naturalidade. Para reforçar a sensação de continuidade, o piso da área social, inteiramente revestido em litho, estabelece unidade visual entre os ambientes integrados.

Em um trecho anteriormente ocupado por um dormitório, foi implantado um escritório versátil, que pode se integrar ao living ou manter acesso restrito, conforme a necessidade do dia a dia. A decoração, de linguagem atemporal e baseada em tons neutros, funciona como pano de fundo para livros e um valioso acervo de arte modernista, com obras de Cândido Portinari, Carybé e Carlos Vergara — este último responsável pela tela que dá as boas-vindas logo na entrada do apartamento.

Paredes revestidas em peroba e o uso estratégico de espelhos reforçam o caráter contemporâneo do projeto, capaz de acolher com harmonia o mobiliário italiano de design moderno ao lado de peças antigas, heranças familiares que carregam, em sua superfície naturalmente desgastada, memórias e histórias construídas ao longo do tempo.

Local

Rio de Janeiro, RJ

Área

400

Data

2011

Equipe