São Paulo, SP

AL Itú – Jardins VIII

O mergulho na atualização deste apartamento paulistano de 300 m² começou a partir de uma cuidadosa curadoria do acervo do cliente, um apaixonado colecionador do mobiliário brasileiro dos anos 1950 e 1960. Coube a David Bastos conduzir essa releitura do passado com sensibilidade, adicionando pitadas de contemporaneidade para atualizar a morada de um casal com um filho pequeno, sem abrir mão da identidade original do conjunto.

A nova planta, agora menos compartimentada, abriu espaço para que estofados, cadeiras, mesas e luminárias vintage — algumas com acabamentos reinterpretados — ganhassem protagonismo em diálogo direto com elementos atuais. No living, o destaque fica por conta das imponentes estantes em nogueira, desenhadas pelo designer Paulo Alves, cujo jogo dinâmico de módulos cheios e vazios reveste grande parte das paredes, acomodando livros e objetos decorativos com rigor e leveza.

O cenário valoriza ícones do design nacional, como as poltronas Presidencial, de Jorge Zalszupin, e as peças em jacarandá e palhinha, assinadas por Joaquim Tenreiro, que convivem harmonicamente com criações de linguagem contemporânea. Nesse contraponto preciso entre diferentes épocas, os pufes da linha Boiling, de Luciana Martins e Gerson de Oliveira, em tons de azul e cinza, surgem como acento atual, reforçando o equilíbrio da composição.

Completam o projeto os tapetes da BY Kamy, que acrescentam textura e conforto aos ambientes, além das louças e metais Deca, responsáveis por garantir funcionalidade, qualidade e unidade estética. Um projeto onde memória, design e atualidade se encontram de forma natural e elegante.

Local

São Paulo, SP

Área

300

Data

2015

Equipe